O ABC do Franchising

 

Conheça e domine os principais termos usados no mundo do franchising.

 

  • Franquia/franchising

Em Portugal, usam-se os termos franquia ou franchising para se referir a este tipo de negócio. Já no Brasil, é mais comum a utilização do termo “franquia”, embora ambos sejam aceites e ainda não tenha sido apurada qual a forma mais correta.

 

  • Franchisador
    É aquele que expande o seu negócio, recebendo um valor mensal sobre a faturação (royalties). É, então, aquele que autoriza que terceiros (os franchisados), usem a sua marca, partilhando o seu know how.

 

  • Franchisado

É aquele que compra o direito de entrada para se tornar membro da cadeia do franchisador, usando a sua marca.

 

  • Master Franquia

Pode ser-se Master de um país ou região. É aquele que compra a licença de utilização/comercialização da atividade para um país ou território, podendo, por sua vez, franquear a atividade nessa zona.

 

  • Território

Trata-se da área de atuação estabelecida no contrato de franchising entre franchisador e franchisado.

 

  • Royalties

São os valores que, neste caso, o franchisado tem de pagar ao franchisador pelo uso da sua marca.

 

  • Fundo de publicidade

Este fundo destina-se a sustentar as despesas de comunicação e marketing da rede e deverá ser gerido, sempre que possível, pelo franchisador e franchisado em conjunto. Para tal, as regras relativas a este fundo devem estar bem definidas no contrato.